'Cultura e Turismo - Interfaces Metodológicas e Investigações em Portugal e no Brasil' Título Lançado pela Editora do CCTA

por Ana Magyar — publicado 28/09/2017 14h46

 

O turismo é uma atividade complexa que não deve ser reduzida exclusivamente à atividade comercial ou industrial, marketing ou gestão de produtos (PEREIRO, 2009). Do ponto de vista econômico, o turismo apresenta-se como uma atividade extremamente promissora para o desenvolvimento dos países.

O seu desempenho está diretamente ligado à criação de empregos e infraestruturas, distribuição de rendimento e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida. Todavia, o turismo deve ser considerado não apenas como um tipo de negócio, mas como um poderoso cenário cultural, moldado por representações de lugares, povos, nações e culturas (AITCHISON, 2001).

Desta forma, o turismo também deve ser analisado numa ótica sócio-antropológica, pois apresenta um intercâmbio sociocultural, uma experiência ritualística moderna, uma prática de consumo diferenciado e um instrumento de poder político-ideológico (DALCHIAVON, 2012).

BRAMBILLA, Adriana
BAPTISTA, Maria Manuel
VANZELLA, Elídio
SILVEIRA, Lelían
organizadores
ISBN 10: 978-85-9559-0168-8
ISBN 13: 978-98-92075-30-3
Formato: 17 x 24 cm
Nº de Páginas: 410 pp.
Peso: 690