Drogas na Atualidade é o Tema Abordado no Livro de Tese Intitulada "Encantos e Desencantos do Uso de Drogas na Atualidade", de Maria do Socorro de Souza Vieira, Publicado pela Editora do CCTA|UFPB.

por Ana Magyar — publicado 15/10/2018 10h31

 

O livro é resultado da tese de doutorado de Maria do Socorro de Souza Vieira, e vem contribuir, em tempo oportuno, para a compreensão desse fenômeno tão complexo e presente na atualidade, que é a dependência das drogas. Vivemos atualmente em um cenário em que os danos humanos e materiais resultantes do tráfico e do consumo exacerbado de drogas parecem ter chegado ao limite. Há um debate intenso acerca da descriminalização ou não das drogas em nossa sociedade, em que se confrontam de forma apaixonada defensores e opositores da medida. Nesse cenário confuso, os resultados de uma pesquisa que escutou a experiência de vida e trajetórias de consumo de ex-dependentes ou dependentes em tratamento de drogas podem esclarecer aspectos importantes da questão e colaborar na busca mais serena de saídas para os atuais impasses.

O consumo e a dependência de drogas são um tema cercado de preconceitos e moralismos, e sofrem a intervenção de variadas ciências como a medicina, a psicologia, a sociologia, a antropologia, além da ação de religiosos, professores, e outros especialistas. O interesse dessa pesquisa ora publicada é a abordagem adotada, que transita entre a sociologia e a antropologia, com incursões na psicanálise, para desvendar os dilemas dos sujeitos na contemporaneidade, sua fragilidade e desamparo numa sociedade que perdeu seus deuses e suas certezas, além de pressioná-los num clima competitivo pela busca incessante do prazer e do sucesso. A dependência da droga é vista, nesta perspectiva, não como doença, mas como um sintoma do sofrimento dos sujeitos. As falas das pessoas entrevistadas sobre suas trajetórias de consumo de drogas são elucidativas a este respeito. A pesquisa distancia-se assim de abordagens centradas em dimensões organicistas e também daquelas que focalizam apenas a problemática individual dos dependentes.

VIEIRA, Maria do Socorro de Souza
autora
Formato: 17 x 24 cm
Nº de Páginas: 304 pp.
Peso: 550