O livro "O Impacto nos Gastos com Internações da População Idosa, nas Capitais Brasileiras, em Razão da Migração da População Idosa" Tese de Elídio Vanzella é Publicado pela Editora do CCTA | UFPB.

por Ana Magyar — publicado 21/02/2019 21h24

 

O livro "O Impacto nos Gastos com Internações da População Idosa, nas Capitais Brasileiras, em Razão da Migração da População Idosa" Tese de Elídio Vanzella é Publicado pela Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

O processo de envelhecimento da população brasileira é um fenômeno comprovado por diversos estudos e está ocorrendo de forma rápida e intensa. Associado a esse fato, a dinâmica migratória pode provocar alteração na estrutura etária da população, intensificando ou amenizando o processo de envelhecimento.

Nesse contexto, as doenças cardiovasculares, as neoplasias, as doenças respiratórias crônicas têm um papel decisivo nos gastos do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, a análise das autorizações de internações hospitalares (AIHs) demonstrou a tendência de aumento nos casos de internações e nos gastos para o tratamento da população idosa em função das doenças identificadas com maior incidência nos registros do Sistema Único de Saúde (SUS).

No entanto, destaca-se que o envelhecimento da população é fator relevante nos gastos do SUS, pois as projeções de envelhecimento populacional, número de atendimentos e valores médios das AIHs demonstram tendência generalizada de crescimento.

VANZELLA, Elídio
Autor
ISBN: 978-85-9559-148-6
Formato: 17 x 24 cm
Nº de Páginas: 384 pp.
Peso: 405