O livro "Tempo e Conhecimento: Dialética da Duração e Fundamentos da Narrativa para uma História de Tempo Recente/Presente (1968-2002) da Educação Superior Brasileira" de Autoria de Alexandre Antônio Gíli Náder é Publicado pela Editora do CCTA da UFPB.

por Ana Magyar — publicado 15/11/2018 20h31

 

O propósito inicial do trabalho foi elaborar a História da Educação Superior Brasileira, no período entre 1968-2002, no que tange ao processo de sua institucionalização e à fragilização do regime universitário. No entanto, após apreciação crítica de bibliografia sobre o tema, quanto a seus pressupostos histórico-historiográficos, o intuito originário adquiriu mais amplos e- afirmamos- melhores contornos, constituindo-se em uma vigorosa reflexão de natureza teórica adicionada de um direcionamento programático.

Tendo como escopo “uma escrita da história consistente” sobre o objeto de pesquisa – relembremos: a História da Educação Superior no Brasil no período de 1968 a 2002 – o Autor realiza, então, no CAPÍTULO I, um exame do processo histórico constitutivo da modernidade, desde a desagregação do mundo medieval; e, no CAPÍTULO II, um exame da contemporaneidade, por muitos autores denominada e interpretada como “pós-modernidade”. Nessa longa e abrangente prospecção diacrônica, Náder pretendeu avaliar as virtualidades heurísticas de sua perspectiva de abordagem, aí incluídas eventuais revisões; e também demarcar o papel social do conhecimento na longa duração.

Desde a defesa da Tese de Doutorado que ora se torna esta publicação, decorreram catorze anos. Prazo inexplicável se não conhecêssemos Alexandre e suas carregadas lides como professor dedicado e como ativo participante do Movimento Docente de Ensino Superior não apenas na Paraíba, mas em âmbito nacional.

Entretanto, a mesma inteligibilidade, nos termos em que foi conferida, pelo Autor, ao nosso tempo presente, remete para profícuas possibilidades de busca de soluções e respostas para os nossos assombros. O que se apresenta como necessário – e possível – é desencadear ações e movimentos que, armados pelo conhecimento histórico – devidamente socializado – construam “futuros melhores”, assumindo a perspectiva de Alexandre Náder.

NÁDER, Alexandre Antônio Gíli
autor
Formato: 17 x 24 cm
Nº de Páginas: 261 pp.
Peso: 484